Acidentados não vêm conseguindo marcar consultas. A pedido do senador, governo federal atenderá o Cone Sul com a designação de médico perito.

Com a presença dos vereadores de Cerejeiras Sapata, Marcão e Johnny, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) reuniu-se hoje (24) com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que se comprometeu a designar um médico perito para atender na agência da Previdência Social (INSS) em Vilhena, a 705 quilômetros de Porto Velho.

A crise na perícia vem atormentando esse município. O problema ocorre há mais de uma década em Rondônia.

Segundo o senador Confúcio, há reclamações gerais revelando a falta de peritos em Rondônia. “Muita gente do interior adoece ou sofre um acidente e não consegue agendar uma consulta com o perito, e fica meses, até anos sem receber o benefício que lhe é de direito”, lamentou.

Para o senador, a audiência com o ministro foi positiva e a notícia “muito alvissareira”. Ao sair do gabinete de Oliveira, ele informou que o ministro assumiu o compromisso de encaminhar o perito. “Disse-me que esse médico irá de qualquer parte do Brasil para Vilhena, de onde atenderá grande parte da região”, disse.

“Saímos muito satisfeitos daqui do Ministério do Trabalho e da Previdência”, disse o vereador Valdecir Sapata. “Viemos fazer um curso aqui em Brasília e trouxemos uma demanda da nossa população que reclama da falta de peritos do INSS. As pessoas estão tendo que se deslocar até Porto Velho, Cacoal, talvez Rolim de Moura, agendando para seis, sete meses para frente, e hoje conseguimos, por intermédio de nosso senador, a promessa do ministro para atender à demanda da nossa região”, comemorou Sapata.

O vereador Marcão enfatizou que o pedido, especialmente, de Cerejeiras foi atendido:  “Nós somos o município mais distante da Capital, às vezes a pessoa que precisa da perícia médica está incapaz para o trabalho, e grande parte com uma dificuldade financeira, e ainda esbarra no custo do deslocamento até Porto Velho. ”

A designação de um perito para Vilhena resolverá o problema, reconhece Marcão. “Além do mais, encurta aquele tempo de espera que às vezes as pessoas têm, ficando até um ano esperando por essa bendita perícia”, acrescentou.

O vereador Dhione Ribeiro asseverou que o resultado da reunião o surpreendeu: “Vai melhorar muito para a população dos municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras, Cabixi, Colorado e Vilhena. Agradeço muito ao nosso senador Confúcio Moura, que atendeu logo o nosso pedido e do vereador Pedrinho, lá de Vilhena. É uma satisfação muito grande para o nosso Cone Sul”, pontuou.