Dados mais completos serão divulgados ao longo de 2023; recenseadores visitarão 89 milhões de endereços

Os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) devem ser divulgados ao fim de 2022.

Segundo o instituto, os recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Em entrevista ao CNN Prime Time, Rafael Carvalho, gerente de agências do IBGE em São Paulo, explicou que serão realizados dois questionários: o básico e o amostra. Quem responderá cada um será definido estatisticamente pelo equipamento eletrônicos dos recenseadores.

O básico tem 26 perguntas e demora, em média, cinco minutos para ser respondido. O amostra, mais completo, contém 77 questões e deve ser finalizado em cerca de 16 minutos. Apenas 11% dos domicílios devem ser sorteados para o amostra.

Com os dois formulários, os resultados do Censo 2022 deve ser liberado aos poucos, com os primeiros dados resultantes do questionário básico sendo liberados ao fim deste ano.

“Existe uma dinâmica em relação à divulgação dos resultados do censo. As questões que são levantadas pelo questionário básico rapidamente estarão à disposição. Terminando 2022, os dados começam a sair. Tem uma dinâmica no IBGE de resultados preliminares e, depois, de resultados definitivos”, explicou à CNN Jefferson Mariano, analista socioeconômico do IBGE.

“O resultado da amostra demoram um pouco mais, porque requer um tratamento estatístico muito sofisticado, já que, afinal de contas, são 11% que representam todo o Brasil. Dependendo do quesito, da questão, os cálculos demoram um pouco mais. Esses dados, então, somente ao longo de 2023“, acrescentou Mariano.

Entenda a importância da coleta de dados da população