Imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes no trânsito

Em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia promove nesta sexta-feira (19) em Porto Velho uma blitz educativa. A ação substitui a caminhada que seria no sábado (20) na Avenida Carlos Gomes.  

O pit stop de caráter educativo vai ser realizado em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e outras entidades públicas e privadas. A concentração da caminhada será às 7h30 em frente à sede da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Detran, que fica na Avenida Pinheiro Machado, Bairro São Cristóvão.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que qualquer pessoa pode ser vítima de acidentes no trânsito, e, portanto, é necessário que condutores de veículos ou pedestres percebam a necessidade de proteger todas as vidas, agindo com responsabilidade, respeitando as regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Responsável pelo pit stop, a diretora da Dtet, Claudia Roberta Rosa Soares Stochi, explica que a ação do Governo de Rondônia sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito é importante para aumentar a consciência da sociedade. “A blitz educativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas, condutores de veículos ou não, para a agir com mais prudência e cumprir com fidelidade as regras do trânsito para que todos possam ir e voltar em segurança em todos os trajetos”.   

Dados da Coordenadoria de Registros de Estatística e Acidentes de Trânsito (Renaest) do Detran demonstram que a imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas de sinistros no trânsito. Em 2019, foram registrados 13.702 acidentes, dos quais 10.932 envolvendo motocicletas. Deste total, 1.749 eram condutores e 9.183 passageiros. 

Em 2020 foram registrados 11.380 acidentes, envolvendo 8.607 motociclistas, sendo 7.346 condutores e 1.261 passageiros. 

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, e ocorre no terceiro domingo de novembro.  Em Rondônia, as ações alusivas a data já acontecem  nos municípios que fazem parte das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), por meio de palestras sobre segurança viária nas escolas da Rede Pública de Ensino e abordagens educativas nas ruas.