“Opera Rondônia” em Porto Velho deve realizar quase mil procedimentos cirúrgicos

O Governo de Rondônia, lançou nesta terça-feira (15), mais uma edição do projeto “Opera Rondônia”, em Porto Velho, onde devem ser realizadas 960 cirurgias, 1.260 consultas e 8.280 exames, totalizando 9.240 procedimentos na Capital. O projeto que iniciou neste ano, já contemplou oito municípios, sendo eles: Rolim de Moura; Ouro Preto do Oeste; Vilhena; Nova Mamoré; Cerejeiras; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste e Colorado do Oeste. 

“As filas aumentaram muito, especialmente durante a pandemia, onde tivemos que respeitar as regras sanitárias e ficar sem realizar as cirurgias eletivas por um ano e meio. E agora, voltamos com força total. Oito municípios contemplados pelo projeto, sendo mais seis querendo aderir ao “Opera Rondônia”, disse o gestor da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo. 

As cirurgias, consultas e exames serão realizados na Maternidade Municipal Mãe Esperança que é referência na saúde para mulheres no município. 

Entres os procedimentos que serão executados, estão: histerectomia total; histerectomia total (por via abdominal); histerectomia subtotal; colpoperineoplastia; laqueadura tubárica bilateral e vasectomia bilateral.

 “Esse projeto só veio somar para melhorar a saúde da nossa cidade e a vida das pessoas que esperam por essas cirurgias. Portanto, fica nosso agradecimento ao Governo de Rondônia pela parceria com a Prefeitura do município”, enfatizou o prefeito em exercício, Maurício Carvalho.

Para a concretização do “Opera Rondônia”, foi destinado para esta edição o valor de  R$ 1.267.034,42 (um milhão, duzentos e sessenta e sete mil, trinta e quatro reais e quarenta e dois centavos), que já foi repassado para conta da prefeitura de Porto Velho. 

Estive presente também na solenidade, a secretária municipal de Saúde, Eliane Pasini e demais autoridades municipais.