Bancos em Rondônia só voltam a funcionar na terça-feira; veja comércio e serviço público

A partir desta sexta-feira (30), as agências bancárias de Rondônia não abrirão para atendimento ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Fenabran).

De acordo com a entidade, as agências voltam a funcionar normalmente, somente na próxima terça-feira (3), já que houve a antecipação do feriado pela instalação do Estado de Rondônia, comemorado em 4 de janeiro, para o dia 1.

Durante os dias em que as agências estarão fechadas, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Outros órgãos

A assessoria de comunicação do Ministério Público (MP) informou ao RONDONIAGORA, que na próxima segunda-feira (2), feriado de instalação do Estado de Rondônia, haverá expediente normal. O órgão vai aderir ao feriado somente na próxima sexta-feira (6), com o retorno normal no dia 9 de janeiro.  

No Tribunal de Justiça (TJ), também haverá expediente normal na próxima segunda-feira (2), conforme a assessoria. Já na sexta-feira (6), não haverá expediente.

Comércio

Por outro lado, na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, feriado, o comércio da capital poderá funcionar normalmente, segundo informou a Fecomércio, e já divulgado pelo jornal.

De acordo com o jurídico da Fecomércio, somente na capital está permitido o trabalho dos funcionários dos estabelecimentos comerciais, de serviços e turismo, nos termos, da cláusula vigésima quarta da convenção coletiva de trabalho cct 2022 a 2024 entre a Fecomercio-RO e o Sindecom.

Já nos municípios do interior, o feriado estadual de criação e instalação do estado de Rondônia, as empresas comerciais, de serviços e turismo não poderão usar a mão de obra de seus funcionários, sob pena de serem multadas porque não foram concluídas as negociações da convenção coletiva do trabalho cct 2022 a 2024 entre o Sitracom e a Fecomércio.