Com estoques de sangue críticos, Fhemeron convoca doadores em caráter de urgência

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, está convocando todos os doadores para fazer doações de sangue, devido aos estoques de sangue estarem abaixo da média, em situação crítica. Neste período de férias, as pessoas costumam sair do Estado para viajar, e a demanda de doações passa a ser alta.

Além de Porto Velho, os demais pontos de doação instalados nos municípios de Rondônia estão com o estoque causando preocupação e com o risco de suspender o envio de bolsas para pacientes que fizeram cirurgias eletivas e precisam de transfusão de sangue.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, declarou que a doação de sangue é de extrema importância neste momento para atender demandas. “Doar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas. As bolsas de sangue, independentes do tipo sanguíneo, são necessárias para que os estoques possam estar regulares e assim, atender às demandas nas unidades hospitalares”, disse o governador.

No Estado de Rondônia, as tipagens O+ e A+ apresentam mais de 70% das demandas de doações. A responsável técnica do hemocentro em Porto Velho, Ana Carolina Gonzaga, ressalta que entre o período de dezembro e janeiro, teve uma baixa no número de doadores. “Devido à alta demanda de pacientes que estão com cirurgias marcadas, não estamos tendo bolsas para fazer a destinação e além disso, as demandas mais urgentes estão em risco, tendo que atender parcialmente, como por exemplo, aqueles que necessitam de três bolsas, estamos mandando apenas uma”.