Compra na internet com cartão — Foto: Lyandra Peres/PC-AM
1 de 1 Compra na internet com cartão — Foto: Lyandra Peres/PC-AM

De acordo com o delegado Rafael Guevara, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), os golpes mais comuns neste período ocorrem no comércio eletrônico, já que os criminosos utilizam a internet para divulgar sites clonados de grandes lojas para enganar os consumidores.

“Chamamos a atenção para aqueles consumidores que queiram aproveitar as promoções da Black Friday para realizarem compras em lojas já conhecidas e, em casos de compras online, devem ter algumas cautelas ao concluir as suas compras, quando entrarem em sites e páginas oficiais digitando no navegador o endereço eletrônico verídico da loja”, alertou.

O delegado destacou que todo site seguro e oficial possui um cadeado no campo superior da busca do navegador, onde o consumidor poderá clicar no símbolo para verificar as informações do site.

Canais de denúncias

A Decon está situada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus. As denúncias também podem ser feitas por meio do site da Delegacia Virtual pelo endereço eletrônico, www.delegaciainterativa.am.gov.br, para registrar o Boletim de Ocorrência (BO).