Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias em Rondônia e em outras partes do Brasil, está difícil suportar tanto calor. Quem também sofre com o clima mais quente são os animais, que precisam de ajudar para se refrescar, pois possuem um modo diferente de regular a temperatura corporal.

Para ajudar os pais e mães de pets, o g1 preparou um guia de cuidados que é necessário ter com os animais nos dias de calor intenso.

Confira dicas para ajudar os animais de estimação nos dias de calor intenso  — Foto: Isabela Figueira de Andrade/VC no G1
1 de 1 Confira dicas para ajudar os animais de estimação nos dias de calor intenso — Foto: Isabela Figueira de Andrade/VC no G1

Confira dicas para ajudar os animais de estimação nos dias de calor intenso — Foto: Isabela Figueira de Andrade/VC no G1

Sinais que o pet está com calor

De acordo com o veterinário Carlos Augusto, no calor intenso, os animais começam a apresentar alguns sinais de que precisam se refrescar. Em quase todas as espécies de gatos e cachorros, ao se sentirem com muito calor, os sinais são:

  • Ficar com a boca aberta e língua para fora;
  • Ofegante;
  • Procurando locais mais frios (como banheiros e áreas com ventilações);
  • Deitam no local com o corpo todo no chão, do jeito mais 'espalhado' possível.

Cuidados

Ao serem expostos ao sol, os animais podem sofrer com insolação e até serem vítimas de hipertermia, que é uma onde o corpo do animal fica com uma temperatura mais elevada do que o normal. Por isso, é importante manter cuidados como:

⏰ Escolha cuidadosamente os horários dos passeios, evitando o sol intenso =>

Não passear e evitar locais com exposição direta ao sol, como próximo ao meio-dia e à tarde, quando os raios solares são mais intensos. Esses cuidados são fundamentais para evitar insolação e hipertermia nos animais, de acordo com veterinário.

💧Fornecer mais água para os pets =>

Vale incluir cubos de gelo ou água em temperatura fria. Essa medida também pode ser feita com os animais de rua. 'Sempre manter a água gelada, não só no verão, pois é importante para evitar doenças urinárias nos pets, principalmente em gatos', explicou o veterinário.

🦴🧊Ofereça alimentos congelado =>

Como picolés com sachê e frutas como melancia, cenoura e maçã. Ao alimentar aos pets, prefira opções congeladas para ajudar a refrescá-los.

🚗Não deixe os animais sozinhos dentro de locais fechado =>

como em veículos, pois isso pode levar à hipotermia.

Há outras opções para ajudar a manter a temperatura corporal dos animais, como o uso de tapetes e protetores térmicos para patinhas e focinhos, colocar ventiladores e proporcionar ambientes climatizados. Além disso, em épocas de calor intenso à noite, permita que seu pet durma no quarto, pois eles 'adoram' locais frescos, como ambientes com ar condicionado, explica Carlos Augusto.