Operação contra garimpo ilegal apreende acampamentos, balsas e equipamentos no AM. — Foto: Divulgação/PF
1 de 1 Operação contra garimpo ilegal apreende acampamentos, balsas e equipamentos no AM. — Foto: Divulgação/PF

Operação contra garimpo ilegal apreende acampamentos, balsas e equipamentos no AM. — Foto: Divulgação/PF

Uma operação contra o garimpo ilegal apreendeu acampamentos, balsas e equipamentos no município de Autazes, no interior do Amazonas. A ação foi realizada pela Polícia Federal e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado e também no Pará, do dia 3 ao dia 22 de dezembro.

De acordo com a Polícia Federal, a operação percorreu a Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, localizada no município de Itaituba, no Pará, na Estação Ecológica Alto Maués e na Floresta Nacional (Flona) de Urupadi, localizadas no município de Maués, no Amazonas.

A Polícia Federal informou que as regiões constantemente são alvos de diversos garimpos ilegais, condição que gera grave impacto ambiental, como a poluição dos corpos hídricos e para o desmatamento das áreas exploradas, além do transtorno social para as comunidades ribeirinhas, em virtude da contaminação da fauna e dos rios utilizados.

"Foram desmobilizados acampamentos utilizados para garimpo ilegal, com a total destruição de balsas de madeira e motosserras, apreensão de materiais eletrônicos, motores, moto, armamentos, munições, balanças de precisão, máquinas de cartão, rádios e ouro", informou.