Regime de Kim Jong-un afirmou que teste é uma resposta a exercícios militares feitos em conjunto pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.


Kim Jong Un e Kim Ju Ae assistem a um exercício de mísseis em um local não revelado, em março de 2023 — Foto: REUTERS

Kim Jong Un e Kim Ju Ae assistem a um exercício de mísseis em um local não revelado, em março de 2023 — Foto: REUTERS

A Coreia do Norte testou um sistema de armas nucleares submarinas, informou a mídia estatal KCNA nesta quinta-feira (18). O regime de Kim Jong-un disse que o teste é uma resposta aos exercícios militares conjuntos feitos pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

O teste do sistema "Haeil-5-23" foi feito nas águas da costa leste da Coreia do Norte. O país não afirmou a data exata em que o exercício foi feito.

“Ações de resposta marítima e subaquática continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e seus aliados”, disse um porta-voz norte-coreano.

Os exercícios militares entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, condenados pela Coreia do Norte, foram feitos entre terça-feira (16) e esta quarta-feira. Um porta-aviões norte-americano foi usado.

Essa não é a primeira vez que Kim Jong-un responde esse tipo de ação militar com testes de armas.

Os tiros de artilharia fizeram com que a Coreia do Sul pedisse para que moradores de ilhas da região buscassem por abrigos. Além disso, os militares sul-coreanos fizeram exercícios militares em resposta.

VÍDEOS: mais assistidos do g1