DIA NACIONAL DO FUSCA

A organização do evento, feita pelo Fusca Clube de Manaus, espera reunir aproximadamente 300 veículos de diversos modelos e épocas, além de atrair os fãs de carros antigos de todas as idades para apreciar os clássicos


 (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Neste sábado (20), é celebrado o Dia Nacional do Fusca, e no domingo (21), o Largo de São Sebastião, localizado na rua 10 de julho, bairro Centro, zona Centro-Sul de Manaus, recebe um evento alusivo à data com exposição de veículos, a partir das 7h até 13h, organizado pelo Fusca Clube de Manaus, fundado há oito anos.

A organização do evento espera reunir aproximadamente 300 veículos de diversos modelos e épocas, além de atrair os fãs de carros antigos de todas as idades para apreciar os clássicos. E, assim como na edição do ano passado, estima reunir cerca de cinco mil pessoas no Largo de São Sebastião. Quem desejar expor o carro basta chegar ao local.

O Fusca foi o modelo mais vendido do país por 23 anos seguidos, entre 1959 e 1982. Ele começou a ser fabricado na Alemanha, com o nome de Volkswagen Sedan, logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, a Volkswagen oficializou a data de 20 de janeiro de 1959 como o início da produção na fábrica no ABC paulista. E é por isso que o 20 de janeiro passou a ser o Dia Nacional do Fusca.

“Em Manaus não poderia ser diferente; também iremos comemorar juntos com os clubes parceiros, Opala, Gol, Chevette, Omega, Kombi, Monza, Brutas e Carros Antigos, o dia desse ícone mundial chamado de Fusca, que para muitos passou a se chamar besouro”, informou a organização do evento. A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público de toda faixa etária.

O Clube do Fusca Manaus foi criado em 2016 e reúne todos os anos amantes de carros antigos em eventos. Além das exposições, o clube também costuma realizar carreatas, reunindo carros de diferentes épocas em um desfile pela cidade. Existe também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

Curiosidades

O Fusca não foi o primeiro veículo que a Volkswagen nacionalizou. Em setembro de 1957, a empresa já montava a Kombi com a maioria dos componentes fabricados no país. Os dois modelos compartilhavam o motor e uma série de peças. Em 3 de janeiro de 1959, o primeiro Fusca legitimamente brasileiro saiu das linhas de produção da unidade industrial de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.

De acordo com sites especializados, a produção do Fusca no Brasil durou até 1986 e foi encerrada mesmo com o modelo ainda mantendo notório desempenho em vendas. A fabricação foi retomada em 1993, diante das medidas de incentivo ao carro popular da época, e durou até 1996, com 42.000 exemplares entregues.

*Matéria atualizada às 09h48 de 20/01/2024 para correção no título. Apesar de o Dia Nacional do Fusca ser comemorado hoje, sábado (20), o evento no Largo São Sebastião acontece no domingo (21).