Apreensão aconteceu em um supermercado da Zona Sul da cidade, na tarde da segunda-feira (18).


Cerca de 1,6 tonelada de carne bovina imprópria para consumo é apreendida em Manaus — Foto: Divulgação/Semsa

Cerca de 1,6 tonelada de carne bovina imprópria para consumo é apreendida em Manaus — Foto: Divulgação/Semsa

Cerca de 1,6 tonelada de carne bovina imprópria para consumo foi apreendida em um supermercado da Zona Sul da capital, na tarde da segunda-feira (18). A carne estava em condições irregulares de armazenamento e manipulação, segundo a Visa Manaus.

A ação foi feita em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (Decon).

Segundo o diretor em exercício da Visa Manaus, Ricardo Celestino, a fiscalização no supermercado aconteceu após o recebimento de denúncia.

“No supermercado, foi constatado a presença de uma grande quantidade de carne submetida a vários procedimentos inadequados. Além das peças terem sido congeladas pelo próprio supermercado, que não tem autorização para o procedimento, elas estavam sendo embaladas para venda sem as devidas informações de procedência, data de validade, selo de inspeção sanitária e demais itens exigidos pela legislação sanitária. Sem esses dados, não há como garantir a segurança do alimento para aquisição e consumo pelos clientes”, explicou Celestino.

Os responsáveis pelo supermercado irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras sanções eventuais.

A carne apreendida foi retirada do estabelecimento e levada para o descarte adequado pelos fiscais.