Dezesseis pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24).

O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.

"Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos ao longo do dia dia para acessar todas as vítimas”, disse.
Mapa mostra cidades mais afetadas pelas chuvas no Sul do Espírito Santo — Foto: g1

Mapa mostra cidades mais afetadas pelas chuvas no Sul do Espírito Santo — Foto: g1

As chuvas intensas também atingiram o estado do Rio de Janeiro, onde oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.

Desalojados e desabrigados

Chuva em Mimoso do Sul, no Sul do ES — Foto: Max Wender / Casa Militar ES

O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.481 pessoas estão desabrigadas e outras 273 estão desabrigadas.

O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).

Vítimas das chuvas no Sul do ES

Município Desalojados Desabrigados Óbitos
Vargem Alta 1000 0 0
Mimoso do Sul - 12 14
Guaçuí 200 - -
Bom Jesus do Norte 3000 64 -
Apiacá 1000 179 2
Cachoeiro de Itapemirim 281 - -
Total 5.481 273 16

Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, os municípios que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24 horas são Santa Teresa (75,1), Cachoeiro de Itapemirim (71,3), Santa Maria de Jetibá (58,23), seguido de Aracruz (53,57) e Fundão (51,8).

Alertas

De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas

Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.

Rodovias

Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.

  • BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) - Pista interditada, devido ao nível do rio Itabapoana, sendo necessário o fechamento da ponte da divisa, por segurança.
  • BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.
  • ES 393: Estrada com ponto de interdição. Mimoso X Muqui X Conceição de Muqui
  • ES 297:
    Km 5 - Interdição total. Sem previsão de liberação.
    Km 27 – Ponte do Itabapoana, interdição por elevação do nível do rio.