Número de passageiros em voos domésticos cresce 20% em RO, mesmo com a alta nas tarifas

Número de passageiros em voos domésticos cresce 20% em RO, mesmo com a alta nas tarifas

Decolagem de avião em aeroporto — Foto: Reprodução
1 de 1 Decolagem de avião em aeroporto — Foto: Reprodução

Decolagem de avião em aeroporto — Foto: Reprodução

Mesmo com uma alta significativa nos preços das passagens, o mercado aéreo manteve a trajetória de recuperação em Rondônia durante 2022. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de passageiros cresceu 20% no ano passado, na comparação com o mesmo período de 2021.

De janeiro a dezembro do ano passado, as empresas aéreas transportaram 865.266 passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês).

O balanço de 2022 mostrou ainda que a quantidade de passageiros em voos domésticos voltou a sua média anual de antes da Covid.

Em 2019, o estado teve 896 mil viajantes (somando embarque e desembarque). Já no ano seguinte, com as reduções de voos causadas pela pandemia, apenas 473 mil pessoas viajaram em Rondônia (veja no gráfico abaixo).

Número de passageiros em voos
Dados mostram elevação de viajantes após ano pandêmico.
Fonte: Anac

Os números de passageiros pagos correspondem a todos os aeroportos existentes no estado: em Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

O aeroporto da capital de Rondônia é o terceiro mais movimentado da Região Norte em número de passageiros e principal confluência de acesso ao sul do Amazonas.

Postar um comentário

0 Comentários